23 de outubro de 2020

SAIBA COMO FAZER O AUTOEXAME DE MAMA!

O autoexame pode ser realizado de três formas, observando em frente ao espelho, apalpando durante o banho e a apalpação deitada.

SAIBA COMO FAZER O AUTOEXAME DE MAMA!

O outubro rosa tem como o objetivo reduzir a incidência do câncer de mama e colo de útero, e seus indicies de mortalidade.

A prática do autoexame deve ser feita por mulheres a partir dos 20 anos, pois o cuidado deve ser redobrado com mulheres acima de 40 anos. Todavia, mulheres acima de 40 anos deve fazer o exame de preventivo anualmente e sempre verifique o histórico familiar. 

O autoexame pode ser realizado de três formas, observando em frente ao espelho, apalpando durante o banho e a apalpação deitada.

Observando em frente ao espelho:

Sem a blusa e o sutiã, fique em frente ao espelho com as mãos na cintura. Em seguida, verifique o tamanho e o formato do contorno das mamas. Observe se há alterações na pele da mama, na aréola ou no mamilo, verifique se o sutiã deixa marcas em apenas uma das mamas, indicando inchaço. Deixe os braços soltos ao lado do corpo e observe as mamas novamente. Finalize o processo erguendo os braços e observando se há alterações nos formatos.

Embaixo do chuveiro: 

Com a coluna ereta, coloque a mão esquerda atrás da nuca, com o cotovelo apontado para cima, em seguida deslize a mão direita pela mama esquerda, apalpando-a com a ponta dos dedos. Faça movimentos circulares com firmeza, mas sem causar desconforto ou dores, iniciando na axila e seguindo em direção ao mamilo. Durante a apalpação, verifique se há regiões mais densas ou caroços. Em seguida faça os mesmos movimentos circulares na região das axilas, observando se há algum nódulo palpável e pressione delicadamente o mamilo para verificar se há saída de líquido de origem desconhecida. 

Apalpação na cama:

Deite-se na cama, coloque um travesseiro fino embaixo do ombro esquerdo e leve a mão esquerda para trás da cabeça. Com a outra mão, apalpe a mama esquerda e faça movimentos circulares com a ponta dos dedos, verificando se a presença de anormalidades. Finalize colocando o travesseiro embaixo do ombro direito e repita os passos com a outra mama.

Troque a posição dos braços, colocando a mão direita na nuca, e repita o passo a passo desta etapa.

 

PLAMHUV – Saúde é o mais importante!

 



Veja Outra Notícias

Copyright © 2024 Plamhuv. Todos os direitos reservados.

Gigrô.com