07 de outubro de 2020

OUTUBRO ROSA: CUIDE-SE!

O mês que é voltado para a saúde da mulher tem o propósito de disseminar o conhecimento sobre doenças que acometem as mulheres e que podem ser tratadas e também precocemente identificadas, a partir do momento que a mulher faz o acompanhamento médico e os exames de rotina. Confira!

OUTUBRO ROSA: CUIDE-SE!

Alguns exames são feitos no próprio consultório médico, já outros são solicitados para fazer em laboratórios para complementar a investigação, podendo detectar diversas enfermidades. Os principais deles são:

Toque vaginal

Esse exame é feito durante a consulta com o objetivo de analisar se há alguma irregularidade na vagina ou no colo uterino. No procedimento, a mulher deita na cama ginecológica e o especialista coloca os dedos na região genital e uma mão no abdômen, podendo assim diagnosticar se há endometriose ou outras doenças inflamatórias pélvicas.

Papanicolau

De acordo com o Ministério da Saúde, o Papanicolau foi feito para detectar alterações nas células do colo uterino. No procedimento o ginecologista faz a coleta de escamações externas e internas do colo. Para isso utiliza o espéculo para abrir, uma espátula de madeira e uma escovinha.

Com a amostra desse material é possível analisar no laboratório se há alguma infecção vaginal que possa ser ou se transformar em câncer de colo do útero. O procedimento é indolor e pode ser feito apenas em mulheres que já tiveram relações sexuais ou que tenham mais de 21 anos.

Exame de mama

Durante a consulta o profissional pode realizar o exame de toque nas mamas, observando se há alguma alteração ou nódulos. Como uma forma de complementar esse diagnóstico é solicitado a ultrassonografia que permite olhar com mais precisão.

Para as mulheres que já tenham mais de 40 anos é importante fazer a mamografia anualmente. Esse exame é usado para examinar se há ou não presença de tumores ou nódulos no local, diagnosticando doenças como o câncer de mama.

Colposcopia

A colposcopia pode ser um exame solicitado como de rotina ou o complemento caso haja alguma alteração no resultado de outros. Não há dor durante o procedimento, porém, quando é colocado alguns produtos pode causar ardência.

Para realizar esse exame a mulher deita na maca do ginecologista com as pernas abertas. O profissional observa toda a região com a ajuda de um binóculo que permite olhar com mais precisão. Para identificar se há alterações são aplicados alguns produtos.

Ultrassonografia Pélvica

Esse exame ginecológico, também chamado de ultrassom transvaginal, foi criado para analisar com precisão o útero e os ovários. O principal objetivo é detectar algumas doenças, como por exemplo, ovários policísticos, gravidez ectópica, endometriose, sangramentos vaginais, etc.

No procedimento é colocado primeiramente em cima do abdômen e depois dentro da vagina um aparelho chamado transdutor. Ele mostra com imagens nítidas o sistema reprodutor feminino.

Vulvoscopia

A vulvocospia tem o procedimento parecido com o da colposcopia. O médico coloca substâncias para realçar a cor da parte que está sendo analisada. Esse exame foi feito para examinar especificamente a vulva.

Exame de Sangue

O ginecologista costuma solicitar exames de sangue para prevenir doenças que podem atingir as mulheres. Os mais solicitados são o hemograma completo, rastreamento infeccioso e os que investigam os principais hormônios.

Atenção mulheres, cuidem-se!

PLAMHUV - Saúde é o mais importante!



Veja Outra Notícias

Copyright © 2024 Plamhuv. Todos os direitos reservados.

Gigrô.com