03 de agosto de 2020

AGOSTO DOURADO

O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode ter, ele promove o melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças. Ele também permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê.

AGOSTO DOURADO

Neste mês de agosto é conscientizado sobre a importância do aleitamento materno. Você sabe quais são as importâncias para um bebê receber o leite materno durante os primeiros 6 meses de vida?

Separamos motivos relacionados a amamentação que são importantes para o desenvolvimento do bebê:

Evita mortes infantis

Graças aos inúmeros fatores existentes no leite materno que protegem contra infecções, ocorrem menos mortes entre as crianças amamentadas. A proteção do leite materno contra mortes infantis é maior quanto menor é a criança. Assim, a mortalidade por doenças infecciosas é seis vezes maior em crianças menores de 2 meses não amamentadas, diminuindo à medida que a criança cresce, porém ainda é o dobro no segundo ano de vida

Evita diarreia

Além de evitar a diarreia, a amamentação também exerce influência na gravidade dessa doença. Crianças não amamentadas têm um risco três vezes maior de desidratarem e de morrerem por diarreia quando comparadas com as amamentadas. Essa proteção pode diminuir quando o aleitamento materno deixa de ser exclusivo. Oferecer à criança amamentada água ou chás, prática considerada inofensiva até pouco tempo atrás, pode dobrar o risco de diarreia nos primeiros seis meses.

Evita infecção respiratória

Assim como ocorre com a diarreia, a proteção que o aleitamento materno exerce é maior quando a amamentação é exclusiva nos primeiros seis meses. Sendo assim, a amamentação diminui a gravidade dos episódios de infecção respiratória.

Diminui o risco de alergias

A amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida diminui o risco de alergia à proteína do leite de vaca, de dermatite atópica e de outros tipos de alergias, incluindo asma e sibilos recorrentes. É importante que o bebê não se alimente através de leite de vaca, pois, mesmo que através de pequenas doses dos mesmo, nos primeiros dias de vida parece aumentar o risco de alergia ao leite de vaca. Por isso é importante evitar o uso desnecessário de fórmulas infantis.

Nutrição do bebê

O leite materno é capaz de suprir sozinho as necessidades nutricionais da criança nos primeiros seis meses, e continua sendo uma importante fonte de nutrientes no segundo ano de vida, especialmente de proteínas, gorduras e vitaminas.

Efeito positivo na inteligência da criança

O aleitamento materno contribui para o melhor desenvolvimento cognitivo da criança. Há presença de substâncias no leite materno que otimizam o desenvolvimento cerebral e também apresentam fatores comportamentais ligados ao ato de amamentar e à escolha do modo como alimentar a criança são os responsáveis no desenvolvimento cognitivo.

Há benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe, prevenindo doenças entre outros fatores, tais como:

Protege contra o câncer de mama

Estima-se que o risco de contrair a doença diminua 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação (COLLABORATIVE GROUP ON HORMONAL FACTORS IN BREAST CANCER, 2002).

Evita possível gravidez em curto prazo

A amamentação é um excelente método anticoncepcional nos primeiros seis meses após o parto. Desde que a mãe esteja amamentando exclusiva ou predominantemente e ainda não tenha menstruado.

 

Além da proteção contra câncer de mama e diabete tipo 2, há outras vantagens que previne doenças na mãe através deste ato, tais como: câncer de ovário, câncer de útero, hipertensão e doença coronariana, obesidade, doença metabólica, osteoporose e fratura de quadril, artrite reumatoide, depressão pós-parto entre outras.

A amamentação traz benefícios psicológicos para a criança e para a mãe. Uma amamentação prazerosa, os olhos nos olhos e o contato contínuo entre mãe e filho certamente fortalecem os laços afetivos entre eles, oportunizando intimidade, troca de afeto e sentimentos de segurança e de proteção na criança e de autoconfiança e de realização na mulher.

PLAMHUV – Saúde é o mais importante!



Veja Outra Notícias

Copyright © 2024 Plamhuv. Todos os direitos reservados.

Gigrô.com