Sistema de Notificação

A Secretaria de Saúde criou uma plataforma online para facilitar o acesso às informações sobre o Coronavírus. O site coronazerovicosa mantém atualizados os boletins epidemiológicos e permite o cadastro de solicitação de passagem nas barreiras sanitárias, além de ser um importante canal de comunicação dos profissionais de saúde da rede pública e privada com a gestão local do SUS.

O site possui uma seção específica para o envio de informações sobre as notificações de casos monitorados e investigados. É obrigatória a realização de notificação de casos pelos trabalhadores de saúde. Laboratórios particulares e até farmácias que tiverem condições de realizarem testes na população também devem notificar o município de forma compulsória. De acordo com o Secretário de Saúde, Marcus Schitini, a solução encontrada pela prefeitura é uma maneira de evitar a subnotificação: "nossa intenção é facilitar e estimular o envio de dados sobre pacientes com sintomas de Covid-19. A subnotificação é negativa no trabalho de controle da contaminação do vírus", afirma.

O descumprimento da medida, qual seja informar autoridade sanitária sobre a existência de doença transmissível, poderá incorrer em penalidades prevista no Código de Saúde, Lei 1.468/2001, art. 92. Na própria plataforma, o profissional encontra tutoriais sobre como funciona a ferramenta de notificação. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail adm@coronazerovicosa.com.br ou pelo serviço de teleatendimento da Secretaria Municipal de Saúde.

Veja o tutorial de como preencher corretamente as notificações no sistema (exclusivo para profissionais de saúde) clicando aqui!

Veja o Tutorial do Processo Preenchimento Ficha Notificação clicando aqui!

                

Copyright © 2020 Plamhuv. Todos os direitos reservados.

Gigrô.com